top of page

Perda da consciência

A síndrome de perda de consciência reúne as perturbações da consciência de tal modo que o paciente não reconhece as pessoas; ele fica corno que adormecido sem poder acordar. Se lhe dirigimos a palavra, ele não responde. É um sintoma grave. E encontrado no ataque externo pelo Calor do tipo grave e nas doenças por traumatismos internos, tais como: - Zhong Feng (acidente vascular cerebral). - Xian Zheng (epilepsia). -J ue Zheng (desmaio). - doenças em um estágio adiantado (como hidropsia, cirrose hepática).

Às perdas de consciência são causadas por muitos fatores que fazem com que o cérebro funcione mal e que os sentidos fiquem perturbados. A perturbação principal situa-se no Coração; este dirige os sentidos, O perverso patológico perturba o coração e tenta transformar os sentidos: ou seja, o vazio de Yin e o esgotamento do Yang fazem com que os sentidos do coração se dispersem. Tudo isso pode fazer com que os sentidos percam o seu funcionamento e que haja perdas de consciência.

Diagnóstico diferencial das perdas de consciência 1 - Perda de consciência com febre muito alta ou com febre noturna mais forte: - precedida por irritabilidade e delírio verbal, - ou então o doente não fala, - as extremidades ficam frias, - a língua fica congelada, - o pulso é fino e rápido. É a doença do Calor onde o Calor penetra nos envoltórios do coração (Xin Bao). O perverso externo vai se opor diretamente ao envoltório do Coração nas profundezas do corpo; o perverso Calor penetra no intimo, os líquidos orgânicos ressecados se transformam em humores, os calores dos mesmos atinge o envoltório do Coração, enquanto os sentidos ficam reduzidos e têm-se perdas de consciência. Essa síndrome é aguda e logo se torna grave.

2 - Perda de consciência com febre indefinida ao meio-dia: - abdômen cheio, duro e doloroso, não suportando a palpação, - sede mitigada pela bebida, - camada seca e amarela na língua, - pulso profundo e seco. O calor parece estar retido no trato digestivo. É a síndrome do Calor do Estômago que ofende o Coração. É possível vê-lo em muitas doenças do calor no estágio médio da evolução. O perverso externo penetra no intimo e se transforma em calor; o calor invade o Intestino Grosso, as fezes ficam obstruídas e ressecadas; é por isso que o ventre é duro, doloroso e intolerante á pressão. O Calor do Estômago ofende o Coração; os sentidos ficam perturbados, havendo perda de consciência.

3 - Perda de consciência, porém o doente recupera às vezes os sentidos e outras vezes, fica inconsciente: - o corpo fica moderadamente quente, - pode haver delírios, - a camada na língua é amarela e gordurosa, - o pulso fica fraco, variável e rápido, - esses sintomas surgem em geral no verão. É a síndrome do Calor-Umidade que oprime o Cérebro. O calor úmido produz humores que invadem o Cérebro, o espírito fica perturbado, havendo perda da consciência.

4 - Perda de consciência com calor do corpo mais forte à noite: - em geral, há delírio, - sede moderada, - com pápulas eritematosas disseminadas, - a língua fica vermelho-púrpura, - com pouca camada e pouco úmida, - pulso fino e rápido. É a síndrome do Calor invadindo a camada nutritiva do Coração. E encontrada em geral nas doenças do Calor na fase inicial ou na fase terminal. As camadas de energia nutritiva (Ying) e do sangue (Xue) estão ligadas com o coração; o calor perverso penetra na camada Ying que fica então perturbada, os sentidos do Coração são atingidos, havendo perda de consciência.

5- Perda da consciência com delírio: - calor e sede intensa (umedece-se a boca, porém não se tem desejo de engolir a água), - erupções cutâneas ou então tipos diferentes de hemorragias, - língua cor de púrpura e de aspecto seco, mas ainda úmida ao toque, - pulso fino e rápido É a síndrome da doença do Calor que agita o Sangue. É encontrada em geral nas doenças do Calor na fase inicial ou na resolutiva. O Sangue fica estagnado nos vasos (Luo). O Calor se forma na camada de Sangue e fere em cima o coração e seus sentidos, o que causa perda de consciência.

6 - Perda de consciência com edemas: - rosto branco, pálido e descendo. - vertigens, em geral náuseas. - odor de urina na boca. - oligúria. - língua pálida. - pulso fino e fraco. É a doença dos edemas (hidropsia). O Baço e os Rins ficam vazios: os líquidos perturbados sobem em contracorrente. O Baço perde a sua função de transporte, o Rim e a Bexiga perdem a sua função de abrir e fechar; a água e a umidade se espalham por toda parte, transformando-se em humores; os humores turvos sobem e comprimem os envoltórios do coração (Xin Bao), havendo perda de consciência.

7- Perda da Consciência com náuseas e vômitos fáceis: - o Ventre fica inchado, duro e cheio, - os vasos ficam dilatados, - o rosto fica anuviado, - os ruídos da respiração são inaudíveis, - os membros são flácidos e frios, - a transpiração é abundante, - há incontinência de urina e de fezes, - a língua e lábios ficam pálidos ou violáceos, - o pulso é fraco ou quase inexistente. É a doença Gu Chang. A síndrome á a queda brutal de energia Yang. Se a doença dura, a energia Yang se enfraquece, os sentidos são atingidos, havendo perda de consciência.

8 - Perda de consciência brutal com o corpo quente: - o rosto vermelho, - aumento dos ruídos respiratórios, - os quatro membros ficam frios, - a língua fica vermelha, - a língua fica com uma camada branca ou amarela, - o pulso é amplo ou variável e rápido, - essa síndrome surge em geral na Canícula do verão ou nas pessoas que trabalham nos locais muito quentes - no inicio há vertigens, ansiedade, sede, polipneia; depois, há síncope. É a síndrome do Calor de Canícula que obstruí o interior do Corpo. Chama-se ainda Zhong Shu (golpe de Calor), A Canícula é um Yang perverso. Ele invade brutalmente o corpo, obstrui o cérebro, havendo perda de consciência.

9 - Perda de consciência brutal: - hemiplegia, - rosto vermelho, - febre, - aumento dos ruídos respiratórios, - punhos e maxilar fechado, - às vezes ruídos na garganta como uma lima, - a língua tem urna camada amarela e gordurosa, - pulso filiforme, variável e rápido, - ou então o paciente fica tranqüilo, sem agitação, - rosto branco e lábios violáceos, - os humores se acentuam e aumentam, - as extremidades ficam frias, - a língua tem urna camada branca, variável e gordurosa, - o pulso é profundo variável ou profundo frouxo.

É a síndrome do Zhong Feng Bi (bloqueio do Vento interno). O Zhong Feng Bi apresenta dois tipos: Yang Bi e Viu Bi. Em geral, o Yang do Fígado que é muito forte ou o Yin do Rim que insuficiente: - o vento do Fígado agita o interior do corpo, - ele é acompanhado de humores, - os humores sobem e atingem o cérebro, - os sentidos perdem a sua função, - e há Coma.

Se os olhos estiverem fechados e a boca aberta. - as mãos flácidas, - com perda de urina, - ronco nasal, - respiração fraca, - perda de suores, - os quatro membros frios e fracos, - a língua contraída, - uma camada branca e lisa, - o pulso fraco, quase esgotado. É a síndrome do Zhong Feng Tuo (Vento interno extremo). A Energia original (Yuan) acha-se esgotada; o Yin e o Yang ficam suprimidos, havendo coma.

10 - Perda de Consciência brutal e passageira: - completa, - com boca e punhos fechados, - respiração forte, - os quatro membros frios e fracos, - lábios de cor violeta, - camada lingual branca e fina, - pulso oculto, profundo ou filiforme. É a perda de consciência da síndrome “Jue” O Yin e o Yang não ficam harmonizados; o mecanismo do Qi ascende em contracorrente: o sangue segue o Qi e bloqueia o peito e o cérebro, havendo coma. Esse gênero de síndrome é brutal e momentâneo.

11 - Perda de consciência brutal e completa: - com espuma na boca, - às vezes, ruídos estranhos na garganta, - rosto branco e pálido, - dentes fechados, - olhos revirados, - membros agitados com convulsão, - camada branca e gordurosa na língua, - pulso variável.

É a síndrome da Epilepsia. Trata-se, em geral, de um acúmulo de humores bloqueados; o mecanismo do Qi acha-se perturbado; o vento do Fígado agita o interior do corpo; os humores acham-se em contracorrente para cima: o cérebro está bloqueado e obstruído; os sentidos do Coração ficam encobertos, sendo por isso que há perda da consciência. Essa síndrome é repetitiva e entre as crises, o doente está normal.

Pontos principais do diagnóstico diferencial das perdas de consciência - Na doença do Calor, em que o calor penetra nos envoltórios do Coração: De inicio, existem sintomas na camada externa (Wei). Se o caso for mais grave, a evolução é rápida.

- Na síndrome de Calor do Estômago que ataca o Coração: Há plenitude abdominal, intolerância à pressão, camada amarela e seca na língua.

- No Calor Umidade que oprime o cérebro: Há um entorpecimento intermitente ao contrário dos anteriores.

- Na doença do Calor que transtorna o espírito: Há febre mais forte à noite, sede moderada e pápulas eritematosas disseminadas.

-Na doença do Calor que agita o Sangue: O coma é causado pelos vasos sanguíneos que ficam bloqueados; tem-se febre intensa, púrpura, às vezes hemorragia, sede intensa, porém a boca é umedecida, sem desejo de engolir a água.

- Na hidropsia: O Baço e os Rins ficam vazios; os liquides turves sobem em sentido contrario: a evolução é demorada, há edemas, o rosto fica branco, pálido e anuviado e. às vezes, há um gosto de urina na boca.

- Na doença Gu Zhang: a energia Yang fica despojada. Quando a doença se prolonga, o ventre fica inchado, duro, cheio, os vasos ficam dilatados, o rosto descorado e a transpiração muito abundante.

- Nas perdas de consciência pelo Calor Canicular que ataca o interior do corpo: O aparecimento é brutal, de curta duração, claramente em relação com a estação do ano. Ela sobrevém, em geral, no período da canícula do verão, O coma é calmo, sem espasmo.

- No coma por Zhong Feng Bi (bloqueio do Vento interno): O aparecimento é brutal, porém de longa duração; há em geral hemiplegia, punhos e maxilar fechado, e ficam em geral seqüelas após o coma.

- Na síndrome Zhong Feng Tuo: Há também hemiplegia, porém a boca fica aberta, as mãos frouxas. com perda de urina e suores.

- No coma pela síndrome ‘‘Jue’’: A perda de consciência é brutal e passageira, os membros ficam frios e fracos de modo muito visível. Não existem seqüelas ao despertar.

- Na epilepsia: A perda de consciência é brutal e completa; após a crise, tudo fica normal; durante a crise, há espuma lia boca, os membros entram em convulsão, havendo ruídos na garganta.

ACUPUNTURA: De um modo geral, os seguintes pontos podem ser utilizados com proveito nas perdas de consciência: VG20, VG26, R1, IG4, F3, B62, ID3.

Nas síndromes de plenitude, utiliza-se principalmente os pontos de DU MAI e de JUE YIN em dispersão.

Pode-se igualmente utilizar: MC6, MC9, E36, VB8, F2, etc. Nas síndromes de vazio, utiliza-se DU MAI e o REN MAI tratando-se com agulhas e moxas, ou então, somente moxas.

Exemplo: VG20, VC4, VC6, VC8, E36, F3, etc. Para cada caso, trataremos segundo a origem.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 by Soft Aesthetics. Proudly created with Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page