top of page

Vertigens (Xuan Yin)

Quando a cabeça gira e os olhos ficam turvos, chama-se a isso genericamente de vertigem (XUAN YUN). De modo mais exato, diz-se Xuan quando os olhos se obscurecem de modo paroxístico e Yun quando a cabeça gira.

Nos casos leves de vertigem (Xuan Yun), tudo se acalma quando se fecha os olhos. Nos casos mais graves, tem-se a sensação de estar em um barco ou em nu, carro que se move sem parar e não se pode ficar em pé. Pode haver também náuseas ou vômitos, suores, etc.

As vertigens são, além disso, causadas também por mudanças patológicas dos órgãos: Fígado e Rins e pela ação do Vento, dos humores (Tan) e pelas síndromes do vazio. Diz-se nos textos antigos: “Todos os ventos que causam vertigens estão em relação com o Fígado” “se não existem humores, não há vertigens’’ “se não existe vazio não há vertigens’’.

Diagnóstico diferencial das vertigens 1 - Vertigens com acúfenos, e: - perturbações do sono com muitos sonhos, - baforadas de calor no rosto, - lados do como dolorosos, - cólera fácil, - às vezes, tremor espasmódico dos membros, - língua vermelha, - pulso filiforme, rápido e superficial. É a síndrome do Yang do Fígado agravada para cima. Esta ë geralmente causada por n’na psicose ou por uma cólera paroxística que ataca o Fígado. O Yang do Fígado sobe até em cima e se transforma em calor que gera o Vento. O Vento produz agitação; e por isso que há vertigens e tremores espasmódicos dos membros. ACUPUNTURA: VB2Q, VB43, B18, B23, F2, R5.

2 - Vertigens com acúfenos, hipoacusia e sensação de distensão na cabeça; - o rosto e os olhos ficam vermelhos. - a boca fica amarga. - os lados do como dolorosos, - há ansiedade. - urina avermelhada. - língua vermelha escura. - camada amarela e seca na língua. - pulso filiforme e rápido ou filiforme e variável. É a síndrome do Fogo do Fígado que arde para cima e produz vertigens. O calor acumulado invade o meridiano do Fígado, ele se transforma em Fogo que sobe; então, há vertigens sensação de distensão da cabeça e hipoacusia. ACUPUNTURA: F2, F3, DM23, PE1.

3 - Vertigens com acúfenos e: - cabeça pesada, quente e parecendo inchada, - opressão torácica. - estômago cheio, - dor ardente nos lados, - cólera fácil, - entorpecimento dos membros ou edema dos membros inferiores, - na mulher, perdas escuras, - língua inchada e vermelha, com marca dos dentes, - pulso profundo filiforme e rápido. É a síndrome da Umidade-Calor do Fígado e Vesícula Biliar causando vertigens. A Umidade faz com que a cabeça fique comprimida. A Umidade-Calor fica bloqueada e se acumula, a energia do Yang claro não pode mais se difundir para cima, então há vertigens, acúfenos com cabeça pesada e quente. Á Umidade e o Calor se imbricam, as energias dos meridianos do Fígado e da Vesícula biliar circulam mal: então, há opressão torácica, plenitude do Estômago, e dor ardente dos lados do corpo. A Umidade-Calor dirige-se para baixo, e então há edemas e perdas escuras. ACUPUNTURA: VB20, VB43, DM20, RM12, E40, F3, F14.

4- Vertigens com acúfenos e: - Fraqueza e curvaturas dos joelhos e da região lombar - Calor dos cinco corações. - Língua vermelha com pouca camada, - Pulso fino e rápido. É a síndrome do vazio de Yin dos Rins. Á região lombar é o palácio dos Rins. Se o Yin dos Rins for insuficiente, então o palácio dos Rins fica em vazio e os joelhos e as costas ficam curvados e fracos, havendo lombalgias. O vazio de Yin gera o calor dentro do corpo, o calor faz com que os espíritos do coração (Xin Shen) não fiquem em paz, e então há calor nos cinco corações. ACUPUNTURA: R1, R3, DM20.

5 - Vertigens e acúfores: - com fôlego curto e fadiga geral, - curvaturas lombares e joelhos fracos, - incontinência da urina e do esperma, - resfriamento e membros frios, - língua pálida, - pulso profundo e fraco. É a síndrome de vazio de Yang dos Rins. Os Rins governam os ossos que criam a medula que desabrocha no cérebro. Se existe vazio de Yang, então o cérebro não é mais nutrido, havendo vertigens e acúfenos. Se o Rim perde a sua função de acumular e reter, então há incontinência de urina e de esperma. ACUNPUNTURA: VB34, DM20, R1, B10.

6 - Vertigens acentuadas pelo movimento: - com fôlego curto e fraqueza geral, - suor espontâneo diurno, - resfriamento leve, - língua pálida, - pulso contido e fraco. São as vertigens por vazio de Qi. O Qi do aquecedor médio é insuficiente, o Yang claro não pode mais subir à cabeça, havendo vertigens. Se for obstruído, isso consome a energia e agrava as vertigens. ACUPUNTURA: B17, B20, E36, RM6, DM20.

7 - Vertigens com o rosto branco: - palpitações, fôlego curto, - sensação de queda iminente e véu escuro diante dos olhos se o paciente se levanta rapidamente, - língua pálida e magra, - pulso fino e fraco. São as vertigens por vazio de Sangue. O vazio de Sangue faz com que este não possa mais subir e nutri o cérebro, causando vertigens. ACUPUNTURA: B20, E36, RM6, DM20, BP10.

8- Vertigens e acúfenos com: - cabeça pesada e apertada, - opressão e náuseas, - anorexia, - muita mucosidade fácil de expectorar, - hipersonia, - camada branca e gord

urosa, - pulso fraco e variável. É a síndrome dos humores úmidos que obstruem o aquecedor médio. Os humores úmidos atacam o Yang claro que não pede mais subir, e então, há vertigens, cabeça pesada e apertada. A função de subida e descida do Estômago-Baço é anormal devido aos humores úmidos que atacam o foco médio e tem-se opressão, náuseas e anorexia. ACUPUNTURA: E8, E40, E41, RM12, MC6, F1, DM20.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 by Soft Aesthetics. Proudly created with Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page